sexta-feira, outubro 28, 2011

Amanhã é o Dia Mundial da Psoríase

Cartaz do lançamento do livro Amanhã assinala-se o Dia Mundial da Psoríase, e hoje às 18h30 é lançado o livro "A cara da Psoríase". O Consigo vai emitir uma reportagem sobre o tema no dia 4 de novembro. É às 18h30 na Galeria Diário de Notícias.

quinta-feira, outubro 27, 2011

Nova semana, novas histórias

Fotografia de Manuela Mota Ribeiro Manuela Mota Ribeiro é a protagonista do Consigo desta semana. É médica e, nos últimos anos, abraçou um novo desafio: a escrita. É hoje escritora a tempo inteiro e anda pelas escolas do país a sensibilizar os mais novos para temas como a diferença e o bullying. Tem uma forma cativante de falar e um percurso que vale a pena conhecer. No programa de amanhã a jornalista Inês Fonseca Santos acrescenta mais uma palavra ao nosso vocabulário gestual e revelamos projetos que prometem fazer a diferença. Contamos com a sua companhia amanhã, às 19h, na RTP2.

segunda-feira, outubro 24, 2011

Media e Deficiência

O Consigo está representado no Grupo de Reflexão "Media e Deficiência", criado pelo Ganinete para os Meios de Comunicação Social, e também integrou o painel de oradores do colóquio que decorreu na Universidade Lusófona no dia 28 de setembro. Destacamos a reportagem sobre o evento, que juntou especialistas da área, como o dinamarquês Peter Looms, especialista em acessibilidade audiovisual, ou ainda Josélia Neves (I.P. Leiria), ou Jorge Fernandes (UMIC).

Exibição de filme "Modelo... de vida"

Cartaz Este sábado, pelas 16h00, é apresentado em Sesimbra o filme "Modelo...de vida", sobre o brasileiro Fernando Fernandes, manequim de renome internacional que se tornou campeão do mundo de paracanoagem.

"Volta Redonda" - APEXA, Algarve

Cartaz promocional do projeto Volta Redonda O projeto "Volta Redonda" consiste na construção de um mural de azulejos a inaugurar no dia 3 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – na rotunda da Balaia, em Albufeira. Este projeto conta com a participação da comunidade escolar, destina-se a toda a população com deficiência e tem o apoio e a parceria de entidades como: a Câmara Municipal de Albufeira, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Direção Geral das Artes, a Secretária de Estado da Cultura-Direção Regional do Algarve, a Direção Regional de Educação do Algarve, a Associação Nacional de Arte de e Para Pessoas com Deficiência e a Associação de Solidariedade com as Crianças Carenciadas do Algarve. Os trabalhos em azulejos podem ser apresentados por todas as instituições ligadas à área da deficiência, do continente e ilhas, e também pela população escolar (com ou sem deficiência) ao nível regional do Algarve. A APEXA receberá os azulejos até ao dia 28 de Outubro na morada da sede. Estas e outras informações podem ser consultadas em www.apexa.org

Fundação AFID promove seminário

Fotografia promocional do seminário No dia 27 de Outubro, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, realiza-se o seminário “Qualidade de Vida, em contextos de intervenção social”. Uma iniciativa da AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer uma pré-inscrição através do email seminario2011@fund-afid-afid.org.pt ou do telefone 21 472 40 40 e o programa do seminário está disponível em http://www.fund-afid.org.pt/

sexta-feira, outubro 21, 2011

Palestra Cancro da Mama

No dia 31 de outubro, às 21h00, há uma palestra sobre CANCRO DA MAMA no pavilhão polivalente de Odivelas.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Raquel Tavares no Consigo

fotografia da fadista Raquel Tavares Sexta-feira, dia 21 de Outubro, a fadista Raquel Tavares partilha no Consigo o seu percurso profissional. Começou a cantar com 5 anos e cedo conquistou o público português e estrangeiro. Aos 26 anos, prepara-se para editar o terceiro álbum e surpreender. Uma vida intensa, marcada também pelo contacto com pessoas com deficiência.Conheça a fadista que escolheu o bairro de Alfama para viver e que acredita ser possível mudar o mundo, com pequenos gestos. Contamos com a sua companhia na sexta-feira, até lá ouça música portuguesa: http://youtu.be/bb1oTyYhzLQia

segunda-feira, outubro 17, 2011

As crianças com deficiência também dançam!

Imagem do cartaz Eu Danço Esta é uma das próximas reportagens do Consigo - um projeto inovador, de dança para crianças e jovens com deficiência, em Lisboa. As inscrições estão abertas.

Espetáculo solidário de Fernando Pereira em Leiria

Imagem do Cartaz Esta sexta feira, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, acolhe um concerto solidário de Fernando Pereira, a favor da APPC de Leiria. Começa às 21h30 e a entrada custa 10 euros. Apareçam!

sexta-feira, outubro 14, 2011

Os Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual

O fórum do INR, este mês, será sobre "Os Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual. O estado da arte do movimento da Auto - Representação". O encontro está marcado para quinta-feira, dia 27 de Outubro, entre as 15h e as 17.30h, no auditório do INR na Avenida Conde de Valbom, em Lisboa. A entrada é livre, sem inscirção prévia. As pessoas surdas que necessitem de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, devem informar o Instituto Nacional para a Reabilitação, até às 17:00 do dia 19 de Outubro. (www.inr.pt)

sexta-feira, outubro 07, 2011

Passatempo "Vida sem limites"

Capa do livro Vida sem Limites Eis os vencedores do passatempo "Vida sem limites", de Nick Vujicic, que lançámos no último programa: Ana Margarida Ferreira (Cartaxo), Sónia Malva (Costa de Lavos) e Maria João Freitas (Lisboa). Obrigado a todos pela participação!
Cartaz do Peddy Paper desportivo para pessoas com mobilidade reduzida Já tem planos para domingo à tarde? A Fundação INATEL e a Associação Salvador organizam um Peddy Paper Desportivo para Todos, no Parque de Jogos 1º de Maio, entre as 14h00 e as 18h00. Apareçam!

terça-feira, outubro 04, 2011

Novas Histórias de Inclusão

No Consigo desta semana, falamos de obesidade e nutrição, entramos no campo de ténis com Ana Martins e ainda acompanhamos um treino da seleção nacional de Goalball. Um programa a não perder, dia 7 de Outubro, pelas 19h na RTP2.

Acção de Formação para Jornalistas sobre as questões da Deficiência

Logotipo do CENJOR

Tema: Cobertura jornalística sobre questões de deficiência e incapacidade Local: Auditório do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., Lisboa Data: 18, 20, 25 e 27 de Outubro de 2011 Horas: 9h30 às 13h30

O Instituto Nacional para a Reabilitação, INR,I.P., e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, CENJOR, organizam um seminário, com a participação de técnicos e especialistas, sobre a problemática da deficiência e incapacidade, com abordagens que vão dos direitos e questões éticas a problemas específicos como as acessibilidades.

Este seminário de aperfeiçoamento é uma oportunidade de valorização profissional e terá quatro sessões, de manhã, nas instalações do Instituto Nacional para a Reabilitação, em Lisboa, e uma visita de trabalho a uma instituição.

Consulte o Programa em anexo e faça a sua inscrição em www.cenjor.pt